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O que são serviços gerenciados de TI e como podem transformar sua empresa

 

Fazendo parte da nova tendência do mercado de TI, os serviços gerenciados unem praticidade, segurança e otimização de tempo e recursos quando o assunto é a integridade cibernética da sua empresa. Entenda mais abaixo e confira todos os benefícios que essa tendência tem para agregar na sua empresa!

Se você ainda é meio novo por aqui e precisa de um suporte para entender melhor, os serviços gerenciados de TI são uma nova opção de trabalho que une a praticidade e a segurança que a sua empresa precisa, com um modelo inovador para os profissionais de TI.

Os chamados MSPs (Managed Service Provider) são pessoas que trabalham para as empresas, dando o suporte completo e prático contra os ataques cibernéticos e uma organização melhor. Mas isso não é igual ao TI comum?

Na verdade, há diferenças que têm muito peso na hora desses profissionais entrarem em ação. E caso você queira entender o que diferencia um MSP no mercado, continue lendo esse material até o final!

 

O que são os serviços gerenciados de ti?

Como o próprio nome já sugere, serviços gerenciados de TI funcionam como um tipo de monitoramento constante, onde o MSP avalia e destaca tudo ao profissional contratante. E isso vale desde pontos fracos, que geram risco para a empresa, quando da avaliação de pontos positivos, mostrando a segurança que há na empresa.

Isso significa que você não precisa esperar o problema acontecer para tomar as providências. Um gerenciamento completo identifica anormalidades e indica soluções antes que essas adversidades escalem para um risco maior.

Porém, como estamos falando de TI, esse profissional ajuda os negócios em diferentes perspectivas da TI. Sendo assim, listamos as principais maneiras em que um MSP consegue te ajudar através dos serviços gerenciados de TI. Confira abaixo!

 

Gerenciamento para infraestrutura de TI

Como falamos acima, a segurança é um dos fatores que não falta nos serviços gerenciados de TI. Isso porque, o MSP oferece em seu trabalho:

– Monitoramento de servidores, verificando se os servidores físicos e virtuais estão atuando corretamente;

– Gerenciamento de redes, conferindo e realizando manutenções de redes locais, redes de área ampla e redes sem fio;

– Conferência de armazenamento: permitindo um armazenamento em nuvem ou local, com backups automáticos ou até recuperação de desastres.

Com uma infraestrutura adequada, a sua empresa terá o que é preciso para atuar com controle total do que acontece internamente.

 

Help Desk – Um atendimento tradicional dos serviços gerenciados de TI

Outra vantagem de investir no atendimento dos MSPs é que o suporte dado para as empresas contratantes pode ser tanto presencial, quanto à distância. Além da logística sem complicações para resolver seus problemas, também temos a questão da disponibilidade de atendimento, que é maior.

Sendo assim, entre os principais problemas resolvidos no que chamamos de Help Desk estão:

– Resolução de falhas;

– Conclusão de problemas técnicos.

 

Segurança 100% presente nos serviços gerenciados de TI

Seguido da infraestrutura e do suporte presencial/on-line, os serviços gerenciados também integram a segurança que a sua empresa precisa contra ciberataques e ameaças externas. E para construir um cenário cada vez mais seguro, esses serviços contam com a instalação de:

– Firewall: implementando medidas e políticas de controle de acesso;

– Antivírus: protegendo contra ameaças como vírus e ransomware;

– Monitoramento de segurança: detectando invasões, com análise contínua de atividades suspeitas;

– Gerenciamento de acesso: conferindo permissões de usuários e autenticação nas entradas.

Cada uma dessas medidas é pensada e utilizada para defender diferentes partes da sua infraestrutura de TI, diminuindo assim, a ocorrência de invasões cibernéticas.

 

Otimize tempo e espaço com backups

Outra questão que os serviços gerenciados de TI facilitam são os backups dos sistemas das empresas. Isso porque, duplicação de documentos, tempo de upload e perda de arquivos em casos de desastres, são fatores que atrapalham muitas equipes.

Porém, com um especialista ao lado, que entende como otimizar o andamento dos backups, você conta com benefícios como:

– Backup automatizado: transferindo dados críticos em servidores ou na nuvem;

– Planejamento de recuperação: desenvolvendo estratégias para recuperação rápida após perda de dados ou falha de sistemas;

– Teste de recuperação: garantindo planos de recuperação eficientes por meio de testes feitos de tempos em tempos.

Com esses serviços associados aos seus processos internos, todos os seus dados estarão armazenados com maior segurança!

 

Falando em automação nos serviços gerenciados de TI…

Uma modernidade que otimiza muito tempo, tanto no trabalho do profissional de TI, quanto na resolução de problemas da sua empresa, é a automação de processos. Afinal, quando o próprio sistema reconhece uma situação e age sozinho, é como se a sua equipe trabalhasse com um sistema imunológico, onde a própria infraestrutura já identifica, controla ou exibe que fraquezas e ameaças estão acontecendo.

Em processos do fluxo de trabalho, podemos implementar essas soluções para automatizar tarefas repetitivas, como a distribuição de patches, backups e a formação de relatórios.

Já no monitoramento, alcançamos muito mais proatividade para monitorar e automatizar respostas a incidentes em tempo real.

 

Por fim, sabe onde você consegue agregar todos esses serviços na sua empresa? Com a Atual IT! Para conhecer e contar com todos os serviços gerenciados de TI, é só entrar em contato com a nossa equipe! Consulte mais serviços em nosso site e conte com a empresa especialista no assunto para dar o suporte que você precisa!