Logo Atual-IT
       

Tendências de TI para PMEs em 2025: prepare sua empresa para o futuro

Quem busca o sucesso no mercado de TI não pode deixar de acompanhar e aderir às tendências que estão surgindo. Ajudando sua empresa a se atualizar cada vez mais, confira agora as tendências de TI para PMEs que estão chegando!

 

As atualizações no mercado de TI estão cada vez mais emergentes, e a modernidade das ferramentas estão mudando cada vez mais as perspectivas das empresas. Afinal, com o uso de infraestruturas para o armazenamento de dados e a segurança de arquivos, a necessidade das empresas por sistemas de qualidade cresce continuamente. E é por isso que trouxemos algumas tendências de TI que estão para chegar em 2025.

Ficando de olho nessas tendências, você terá uma base mais firme para preparar e atualizar a sua empresa de acordo com o que os clientes mais precisam. Então, já pegue a sua agenda, anote as principais partes que agregarão mais valor na sua empresa de TI e tenha uma boa leitura!

 

Imunidade Digital de Sistemas – Uma das maiores tendências de TI

Segundo pesquisas da Check Point Research, o registro de ataques cibernéticos contra empresas tem aumentado cada vez mais, desde 2022. Isso significa que, com mais ataques acontecendo, maiores serão as defesas desenvolvidas para o mercado de TI. Nesse sentido, uma das tendências que promete mais segurança e adaptabilidade para todos os negócios é a Imunidade Digital de Sistemas.

Como o próprio nome diz, esse seria um sistema que, conforme vai aprendendo, impede cada vez mais a entrada indesejada de invasores externos. Essa imunidade sempre mais forte acontecerá através das inteligências artificiais, afinal, essas ferramentas aprendem cada vez mais conforme o contato e a programação dada a elas.

Além do “treinamento” programado nesses sistemas inteligentes, os próprios relatórios ajudarão a mostrar pontos cegos do sistema e necessidades que devem ser corrigidas. Assim, quanto mais a equipe ajuda o sistema de imunidade a se fortalecer, menores são as chances de um desastre cibernético.

 

Já ouviu falar sobre Segurança contra Desinformação?

Quem tem informação tem tudo! E atualmente, com fake news e a propagação fácil de informações pela internet, saber o que é verídico ou não é uma condição cada vez mais difícil de alcançar. Seja em textos, imagens, vídeos e até áudios, há maneiras de informações serem alteradas e compartilhadas de forma inadequada.

Por mais que pareça apenas algo simples da atualidade, essa desinformação pode enganar alguns profissionais e trazer problemas como:

– Investir em um serviço fraudulento;

– Implementar ideias de que usar uma ferramenta realmente segura é perigoso;

– Enganar e abrir brechas em sistemas empresariais através de anúncios ou outros veículos de comunicação.

Sendo assim, a segurança contra desinformação trabalharia através de sistemas metodológicos, buscando benefícios como:

– Garantir integridade de uma informação;

– Avaliar a autenticidade de fatos e serviços;

– Prevenir falsificação;

– Rastrear o compartilhamento de fake news prejudiciais.

 

Tendências de Ti para 2025 com Hiper-automação

Quem já tem uma infraestrutura para trabalhar com maior praticidade nas empresas, deve conhecer a automação de tarefas. Afinal, o tempo usado em trabalhos repetitivos e constantes é valioso demais, e podemos passar demandas como estas para ferramentas que aprendem e atuam sozinhas.

Porém, indo além da automação, a hiper-automação é uma tendência de sistemas que trabalham, avaliam, testam e unem os resultados de ferramentas para ter um êxito ainda maior. Ou seja, o uso desses sistemas combina diversas soluções com o objetivo de mapear, analisar, otimizar e melhorar fluxos internos das empresas.

A automação em si aprende o que é ensinado e realiza as determinadas ações sempre que for acionada. A hiper-automação já se destaca, por sempre buscar um aprimoramento a mais. Assim, as equipes profissionais sempre terão boas sugestões do próprio sistema para melhorar seus fluxos de trabalho.

 

Governança de Inteligências Artificiais em plataformas

O AI TRiSM (Artificial Intelligence for Trust, Responsability, and Sustainability by Multidisciplinary) é uma estrutura que existe para garantir o uso seguro de inteligências artificiais. Isso porque, essa governança de uso legal das ferramentas impede que a busca pela praticidade e otimização de serviços comprometa a legalidade e a ética no uso da IA.

Sendo assim, há uma tendência emergente de plataformas de governança para inteligências artificiais. Essas plataformas existirão com o objetivo de facilitar a verificação da legalidade para todas as empresas.

Segundo previsões do Gartner, até 2028 as empresas que utilizarem esse artificio terão 40% a menos de incidentes indesejados durante sua atuação. Isso possibilita que muitos negócios não sejam pegos de surpresa e venham a ter dores de cabeça com adversidades na legalidade cibernética.

 

Enfim, após todo esse artigo, você já deve ter um vislumbre das tendências de TI que virão para mudar o mercado. E até lá, você pode entrar em contato com a nossa equipe e ter o suporte de TI completo para o seu negócio. Ah! E não esqueça de acompanhar todas as nossas novidades pelas redes sociais.

 

Espero que tenha gostado e até a próxima!